SOBRE Ribeirão Pires e região
Região Contemplada: Ribeirão Pires e Paranapiacaba.
Fundada oficialmente em 1953, a cidade de Ribeirão Pires tem raízes que remontam aos tempos coloniais, quando fazia parte das rotas de tropeiros que cruzavam o interior paulista. Localizada na região metropolitana do ABC e a pouco mais de uma hora da capital, seus patrimônios históricos aliados às áreas de vegetação preservadas evidenciam o potencial audiovisual do município com cenários únicos.
O legado deixado pela chegada da estrada de ferro, em 1885, transformou a paisagem urbana e marcou a industrialização local, atraindo imigrantes europeus e moldando a identidade local. Essa herança pode ser explorada em locações como a Capela Nossa Senhora do Pilar, exemplar arquitetônico do século 18. Tombada pelo Condephaat, a construção em taipa de pilão e a torre frontal mantêm uma presença atemporal, integrada ao verde da paisagem serrana.
No coração da cidade, o Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli ocupa o antigo espaço da estação ferroviária e preserva, com sua fachada colorida, a memória cultural. Ao redor da construção, estátuas homenageiam os ribeirão-pirenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Criadas e doadas pelo artista Carlinhos Artesão, que as preservou em seu jardim por quase uma década, as esculturas agora integram o espaço público.
Outro destaque é a antiga Fábrica de Sal, um edifício de três andares com tijolos aparentes, projetado em 1898. Deterioradas pela ação do cloreto de sódio, suas paredes alaranjadas contrastam com o vermelho enferrujado do antigo elevador; outra parte, com paredes de concreto, exibe grafites característicos de intervenção urbana.
A paisagem natural também se destaca como cenário. Inserida no entorno da Serra do Mar e cortada por mananciais, o município preserva locais de grande riqueza ambiental, como o Fiori di Luce, que iniciou um processo de reflorestamento em 1995.
Nas proximidades, o vilarejo de Paranapiacaba, patrimônio histórico e marco da engenharia ferroviária, amplia a riqueza de locações. Construído como acampamento para os trabalhadores da São Paulo Railway Company, no século 19, foi essencial para o transporte do café paulista até o Porto de Santos.
Sua arquitetura inglesa preservada e a atmosfera bucólica envolta em neblina, conhecida como véu da noiva, mantêm viva a memória do passado em locais como a Estação do Trem Turístico. Edificada entre ruas de paralelepípedo, funcionava como pátio de manutenção e abrigo para as máquinas. Através de seus arcos com passagem para a luz externa, é possível avistar a emblemática torre do relógio de Paranapiacaba. Inspirada no Big Ben de Londres, foi instalada junto à estação em 1898.
No alto da colina, o Museu Castelo revela uma vista panorâmica do conjunto arquitetônico ao redor. Finalizado em novembro de 1897, o edifício em estilo vitoriano destaca-se pelas suas 33 janelas, que remetem à teoria do panóptico, proposta por Michel Foucault, evocando a sensação de vigilância constante.
Ribeirão Pires e região caracterizam-se como um verdadeiro museu a céu aberto para a produção de roteiros marcantes. A menos de 50 km da capital do estado, é de fácil acesso aos principais aeroportos e rodovias, facilitando o transporte de equipamentos e equipe.
Informações gerais de Ribeirão Pires
Atrativos
População aproximada:
Área territorial:
Clima:
Segurança e controle
Órgãos e entidades público e privados
Contatos Úteis
Infraestrutura
Operadoras de telecomunicações
- Claro
- Tim
- Vivo
Redes Bancárias
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa Econômica
- Caixa Eletrônico 24h
- Itaú
- Santander
Serviços - hospedagem e alimentação
Segurança e controle
Serviços - Suporte Técnico e Logístico
Empresas de equipamentos para produções cinematográficas
- Produtoras de Vídeo
Espaços para apoio logístico
- Áreas abertas para montagem de estruturas temporárias
Serviços Gerais
Serviços gerais disponíveis
- Agências de correios
- Aluguel de carros
- Bancas de jornal
- Cartórios
- Centros comerciais
- Farmácias
- Hospitais
- Imprensa local
- Mercados
- Redes bancárias
- Shoppings
Profissionais do setor audiovisual
- Assistentes de direção
- Assistentes de produção
- Atores
- Editores de som
- Eletricista
- Estúdios de gravação
- Figurinistas
- Maquiadores
- Montadores
- Operadores de câmeras
- Produtores audiovisuais
- Técnicos de iluminação
- Técnicos de som